quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Olhando a minha Alfama (Escrevendo e desenhando por Lisboa)

Olhando a minha Alfama
(Escrevendo e desenhando por Lisboa)


Nunca me cansa
o olhar
de olhar
vezes sem conta
a minha Alfama,
olhando
e vendo
sempre o mesmo,
tão diferente
a cada vez
que sobre ela
estendo o meu olhar.

Não se mudaram
os velhos telhados,
nem as casas seculares,
nem as ruas nem as árvores.
Nem os monumentos
e as igrejas daqui se foram
porque é também
a mesma gente
que aqui mora,
esta gente
que já foi das descobertas
e nunca achou
ou nunca quis achar
outro caminho
outro lugar.

Esta gente
que é do Tejo
e no Tejo
encontrou o mar
todos os dias
e por ele navegou até à foz
como se nele navegasse
ao mesmo tempo
todos os mares
que há no mundo.

Tudo o que vejo aqui
foi, casa a casa,
rua a rua,
monumento a monumento,
igreja a igreja,
esta gente que construiu.
Com as mesmas mãos
com que venceram
os alterosos mares,
edificaram
pedra a pedra
esta cidade,
a minha Alfama.

Nunca me cansa
o olhar,
de olhar
vezes sem conta
a minha Alfama,
o meu lugar.


AntónioFMartins

Sem comentários: