quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Vai buscar-me a São Bento (Escrevendo e desenhando pelo Porto)


Vai buscar-me a São Bento
(Escrevendo e desenhando pelo Porto)


Vai buscar-me
à Estação de São Bento
e, enquanto esperas
que eu chegue,
vai, lenta
e minuciosamente
admirando
a imponente
e afrancesada
arquitectura
da Estação
que é uma
das mais belas do mundo.

Lá, onde já o sacro
murmúrio gregoriano
há muito se não ouve,
ergueu-se outrora,
austero,
o Convento
de São Bento e Avé Maria.

As orações,
agora,
 já ali só pedem
a protecção divina
para as viagens
de quem parte.

Repara
na beleza
dos painéis
de azulejo
e guarda no olhar
as histórias
da nossa História
que ali se estendem
num luminoso
manto de azul cobalto,
contadas
num infindável
movimento
de firmes pinceladas.

Vai buscar-me
à Estação de São Bento
que eu chego logo
e quero ver-te
no cais
à minha espera.


AntónioFMartins


Sem comentários: