segunda-feira, 7 de março de 2016

De Alcácer Quibir e não voltei


De Alcácer Quibir e não voltei



Eu venho lá de trás
do princípio da História,
de Afonso, rei primeiro
erguido em São Mamede
do colo agreste de sua mãe
e do aço afiado da espada
que, temperada na forja
assim forjou uma nação
maior que a História
a terra toda, os mares imensos,
mais que um rei ali então adivinhara.

Eu venho lá de trás
do princípio da História,
da História que trago viva
correndo-me nas veias
há quase mil anos,
perdido e encontrado nos ventos,
galgando as terras e as marés
do sul, ao norte, em todo o mundo,
correndo na garupa inquieta dum ginete
ou navegando na proa arribada duma nau.

Eu venho lá de trás
do princípio da História,
do pinho, da nau e do mastro,
da vela latina aos sete ventos
em oceânicas bolinas
pelas desconhecidas distâncias
que tantas vezes achando,
em mim, aqui, tantas vezes se perderam
em cada partida e em cada chegada.

Eu venho lá de trás
do princípio da História,
de conquista em conquista,
empunhando lado a lado a espada e a cruz,
às vezes naufragando no escorbuto
ou emergindo dos fundos oceânicos
levantando na mão um poema à tona da água
e nela tantas vezes morrendo de sede
por entre as vagas, a espuma e tanto oceano.
E, lá longe, na pátria, toda a pátria à minha espera.

Eu venho lá de trás
do princípio da História,
dos lados todos do mar
sem margens, sem rumo, marinheiro
amarrado aos mastros da distância,
navegando numa nau feita de ventos
e ondas e sal e mundos novos
ou atraído pelo canto das sereias
saídas dos sonhos, das tempestades
ou encalhado em cada proa do destino.

Eu venho lá de trás
do princípio da História,
das vastas vastidões por encontrar,
dos mares todos às terras que não sei,
dos continentes que não eram ainda continentes,
dos mares distantes ainda mares por nomear
e onde morri e renasci nas neblinas
numa nau ou no dorso dum cavalo lusitano,
correndo em fúria no meu sangue
derramado nas memórias da memória
de Alcácer Quibir e não voltei.

Eu venho lá de trás
do princípio da História.


António F. Martins


Sem comentários: