segunda-feira, 21 de março de 2016

Um poeta sorriu (Poemas acerca de tudo)


Neste Dia Mundial da Poesia, um modestíssimo contributo e um abraço para todos os poetas do meu país



Um poeta sorriu
(Poemas acerca de tudo)


Um poeta sorriu
do lado de dentro da noite
e passou na cidade
a ensaiar a rima.

O meu lápis partiu-se
a ensinar-lhe os passos
e o tempo.

Um poeta, abraçado à rima
quebrou os minutos um a um
e levou o tempo todo
a construir o tempo exacto.

Eu encontro sempre na cidade
uma cidade que ninguém descobre.

Um poeta entreabriu a porta
e agarrou-se ao sol
do outro lado
e merendou de hora em hora
as vinte e quatro.

Eu tenho um relógio inexacto
e tanto tempo que nem sei.
Acordo sempre na cidade.

Um poeta partiu-se ao meio
e acordou uma cidade de manhã
sem sobressaltos.
Acordou a rima.

Eu levo o tempo todo.
Eu procuro.
Não sei da capa do meu livro.

Um poeta mergulhou na noite
abraçado à vida
e foi ao fundo da cidade
a procurar.
Talvez a ensaiar a rima.

Eu não passo de hoje, também.
Não conheço esta cidade.

Um poeta sorriu.


António F. Martins


Sem comentários: