sexta-feira, 31 de julho de 2015

Aqui me cumpro também (Escrevendo e desenhando pelo Porto)

Aqui me cumpro também
Uma singela homenagem à cidade do Porto
(Escrevendo e desenhando pelo Porto)


Cá de cima é só telhados e Douro
e uma cidade a mergulhar nas suas águas.
Aqui é a cidade e um rio e um porto e o mar
que todos temos dentro de nós.

Cá de cima é o Bairro Alto e só telhados,
telhados e o Douro. Cá de cima até ao Douro.
Aqui é o Porto, e um rio, e um porto e o mar.
E as gentes, aqui. As gentes.

Aqui vejo o meu Tejo a correr pelo Douro
e a desaguar na mesma Foz
entre cacilheiros rabelos
dando-se inteiro ao mesmo mar atlântico.

Aqui vejo e subo a pé a Liberdade
e percorro as mesmas avenidas, novas,
e a velha Baixa pombalina
que aqui sinto em toda a parte.

Aqui vejo os Aliados unidos no Rossio
descendo juntos ao Terreiro
e passo a passo chegarem à Ribeira
e num rabelo embarcarem Tejo acima.

Aqui vejo o Carmo e a Batalha de Salgueiro
numa viagem vagarosa de eléctrico
e da Baixa vejo Cacilhas abraçando Gaia
à beira Tejo sempre Douro.

Não é aqui o meu lugar
Mas eu sinto que sou daqui
e que aqui tenho, como companheiras,
as mesmas gaivotas de O’Neill.

É certo que não é aqui o meu lugar.
Mas eu sinto que sou daqui.
Que aqui tenho amores e mágoas.
E o mesmo fado. O mesmo fado.

Não é aqui o meu lugar
e eu sinto que sou daqui.
Que sempre fui daqui.
Que aqui me cumpro também.


AntónioFMartins

Sem comentários: