terça-feira, 7 de julho de 2015

Das Portas do Sol vejo Alfama (Escrevendo e desenhando por Lisboa)


Das Portas do Sol vejo Alfama
(Escrevendo e desenhando por Lisboa)


Cá vai subindo,
manhã cedo o 28,
em suaves
ziguezagues,
chiando baixinho
nos carris
a caminho da Graça,
lá em cima.

(De lá vê-se a foz e o mar).

Eu vou a pé, devagar.
Da Sé, passei já o Aljube
e o Limoeiro,
Augusto Rosa, rua acima.

As Portas do Sol
já estarão abertas
e então,
eu vou sentar-me ali
e, por instantes,
sentir que voo,
que pairo sobre Alfama.

Será que o que vejo
é ainda a minha Alfama,
será que ainda sei
onde nasci?
Vou deixar-me
adormecer aqui,
neste banco
sobranceiro ao casario,
até que uma brisa da barra
me arraste das mãos o jornal
e o faça voar sobre os telhados,
quem sabe até ao Tejo.
Quem sabe, lá longe
até à foz, no mar.

E há um repetido
chiar baixinho
do 28 nos carris
que não passa
e que me embala
e me transporta
o sonho e o voo,
no meu próprio sonho,
no meu próprio voo.

São os telhados e o Tejo.


AntónioFMartins


Sem comentários: