domingo, 23 de agosto de 2015

Minha mãe (Poemas acerca de tudo)

Minha mãe
(Para o Ivo dar à mãe, no seu primeiro dia da mãe)



Mais logo será o teu dia minha mãe.

Eu estarei provavelmente a dormir
contigo ao meu lado,
a tua mão na minha mão
como numa suave transfusão de amor.

Mais logo será o teu dia minha mãe.

E eu estarei provavelmente envolto
em lençóis brancos de suave carinho.
Um quarto em meia-luz
a empurrar para longe o escuro
e os medos.

Mais logo será o teu dia minha mãe.

E eu estarei provavelmente
a sonhar com bonequitos
que me dás e com que brinco,
no conforto da doçura dos teus olhos.
A sonhar também contigo.

Mais logo será o teu dia minha mãe.

E eu estarei provavelmente
a cumprir o meu destino
nesta parte da vida
que é ser-se pequenino.
Deitar cedo, dormir muito,
comer bem, ter amor, ser feliz.

Mais logo será o teu dia minha mãe.

Mas, mais logo será o dia de tantas mães
e eu quero que saibas que não posso ser feliz
porque mais logo voltará a ser dramático
o dia das mães dos filhos que não têm pão,
nem água, nem casa, nem saúde, nem paz.
Tantas vezes, nem futuro.
Voltará a ser dramático o dia das mães
dos filhos que não têm nada do que eu tenho.

Às vezes nem mãe.

Mais logo será o teu dia minha mãe.

Um beijo para ti.


AntónioFMartins

1984

Sem comentários: